O OceanStor Dorado V6 – Inovação para armazenamento All-Flash

O OceanStor Dorado V6 – Inovação para armazenamento All-Flash

Como maior fabricante mundial de armazenamento totalmente em flash, a Huawei lançou recentemente o OceanStor Dorado V6, uma solução de armazenamento inteligente da próxima geração. A solução define uma nova referência para o armazenamento totalmente em flash. Ele oferece inovações na arquitetura de armazenamento com o SmartMatrix, integra cinco chips inteligentes desenvolvidos pela Huawei e inclui o algoritmo inteligente FlashLink para obter operação e manutenção inteligentes do ciclo de vida.

Desenvolvido com a vasta experiência da Huawei com tecnologia totalmente flash, o OceanStor Dorado V6 permitiu à empresa, ser o fornecedor que mais cresce no mercado, a fim de capturar a maior participação de mercado.

 

A transformação totalmente em flash chegou

O armazenamento high-end tradicional seguia utilizando discos rígidos e mídia híbrida ultimamente. Espera-se que essas formas de armazenamento estejam sendo substituídas entre 2018 e 2021, de acordo com uma previsão da empresa de pesquisa Gartner em 2016.

Hoje, o flash assumiu a tarefa de fornecer alta confiabilidade, desempenho e disponibilidade que as organizações esperam de armazenamento de ponta para aplicações de missão crítica. Não há como voltar à mídia de armazenamento antiga, pois as organizações mudam sua infraestrutura para atender às altas taxas de crescimento e performance.

O que também é importante é a arquitetura por trás de cada configuração de armazenamento high-end. Infelizmente, não houve muitos avanços importantes nessa área nos últimos anos.

Os produtos que adotam a expansão vertical Scale-Up têm alta confiabilidade, mas geralmente limitam o crescimento e não conseguem acompanhar as demandas dos negócios. As soluções baseadas em um sistema de duas controladoras com expansão horizontal Scale-Out resolvem problemas de escalabilidade, mas existe uma troca pela confiabilidade.

Com a arquitetura atualmente limitada a essas abordagens, é praticamente impossível dimensionar efetivamente quanto se obtém desempenho, confiabilidade e relação custo-benefício. O que é necessário para muitas empresas de hoje, especialmente as que estão em uma nova jornada digital, é uma transformação da arquitetura de armazenamento. O OceanStor Dorado V6 se encaixa aqui.

 

O SmartMatrix muda tudo

A arquitetura SmartMatrix da Huawei combina o melhor das abordagens Scale-Up e Scale-Out. Um único sistema pode incluir até 32 controladoras. O SmartMatrix é exclusivo, com um design totalmente interconectado, tanto na parte frontal quanto na parte traseira, e tolera falha de até 7 controladoras sem interrupção do serviço, estabelecendo um novo padrão de confiabilidade de armazenamento. Além disso, se a controladora falhar, o sistema poderá executar failover em um segundo e atualizar a cada segundo sem afetar o host, tornando-a uma solução ideal para os setores de finanças, manufatura e telecomunicações que exigem disponibilidade de serviço de 99,9999%.

A inovação do SmartMatrix é possível separando a computação do armazenamento e as controladoras e mecanismos dos gabinetes de disco, mantendo as conexões diretas entre eles. Isso significa que as controladoras e dispositivos de armazenamento podem ser expandidos e atualizados independentemente, para melhorar a flexibilidade do sistema, proteger investimentos, reduzir riscos e melhorar a continuidade do serviço.

Essa inovação é possível porque a Huawei redefiniu todo o sistema, dos componentes aos chips principais, bem como o software.

O SmartMatrix adota um projeto de controlador ativo-ativo totalmente simétrico e interconexão IP completa na parte frontal e traseira, todos com suporte à interconexão 100GE RoCE e NVMe de ponta a ponta. Isso permite que o sistema acomode quatro nós de 4 soquetes em uma altura de 4U, implemente a interconexão completa sem comutadores e forneça 28 placas de interface de E/S. Todas as placas de interface estão totalmente interconectadas com os quatro nós. Os recursos distribuídos de backup de energia permitem que o sistema obtenha desempenho e consumo de energia ideais.

Outro recurso pioneiro da arquitetura OceanStor Dorado V6 SmartMatrix é o uso de um gabinete de disco inteligente com um processador embutido. Isso aumenta a eficiência do processamento diário, retirando parte da carga de trabalho da controladora, como criptografia, compactação, verificação de dados, reconstrução de disco e previsão de falhas.

O Huawei OceanStor Dorado usa cinco chips inteligentes desenvolvidos para interface multiprotocolo, processador, inteligência artificial (AI), controle SSD e gerenciamento. Ao mesmo tempo, os chips Kunpeng 920 e Ascend 310 AI também aumentam o desempenho do processamento de dados. Os cinco chips são adaptados especificamente para o sistema de armazenamento para dar um grande salto no desempenho de todo o sistema.

Em outras palavras, o OceanStor Dorado da Huawei é um redesenho limpo para desempenho e confiabilidade de ponta. Adotando uma arquitetura distribuída multidimensional equilibrada, ele combina com a arquitetura geral de hardware para melhor utilizar suas funções de software.

 

Uma nova referência para o all-flash

Com o SmartMatrix em sua essência, o Huawei OceanStor Dorado V6 inclui uma variedade de recursos líderes, que estabelecerão uma nova referência para soluções de armazenamento totalmente em flash. Por exemplo, ele é capaz de 20 milhões de IOPS e uma latência estável de 0,1 ms, fornecendo o desempenho necessário para serviços em tempo real. A arquitetura SmartMatrix garante impacto zero de falha, impacto zero de serviço e impacto zero de atualização. Um único sistema pode tolerar uma falha de até sete controladores ao mesmo tempo, garantindo que os serviços estejam realmente permanentemente online. Os chips de IA e o mecanismo de IA (OceanStor DJ) permitem um gerenciamento inteligente durante todo o ciclo de vida, incluindo planejamento, implantação, alocação, operação e otimização.

Por meio desses recursos, qualquer perda de desempenho no OceanStor Dorado V6 pode ser mantida em 10% após a ativação de recursos como redução de dados e criação de snapshots. Isso é uma melhoria em relação à média de 30% do setor.

Com as configurações totalmente em flash claramente o futuro do armazenamento corporativo, não é surpreendente ver que as empresas buscam uma solução sem compromisso para cargas de trabalho, como bancos de dados, virtualização e análise de big data.

É para isso que o Huawei OceanStor Dorado v6 foi desenvolvido, um sistema que representa uma nova direção nos sistemas de armazenamento totalmente flash. Permite uma mentalidade totalmente nova e vantagens reais, à medida que a transição para uma era de armazenamento universal totalmente em flash ganha ritmo.

Continue lendo a revisão técnica do ESG que documenta os testes práticos de desempenho e disponibilidade no OceanStor Dorado V6, comprovando de forma pratica os itens que acabamos de ver: https://www.esg-global.com/validation/esg-technical-review-huawei-oceanstor-dorado-v6-all-flash-storage.

 

Para mais informações, entre  em contato com nossa equipe comercial:

comercial@zoomtecnologia.com.br | (48) 3279-0400

 

Autor:
Flaviano Teodoro
IT Solution Architect | HCIE
Zoom Tecnologia

Linkedin:

Sem comentários ainda

Comentários fechados.