Conectividade de última geração – Comparação entre Wi-Fi 6 e 5G

Conectividade de última geração – Comparação entre Wi-Fi 6 e 5G

O que têm em comum: O Wi-Fi 6 e o 5G são baseados na tecnologia de acesso múltiplo por divisão ortogonal de frequência (OFDMA), originária da LTE. O Wi-Fi 6 introduz subportadoras para transmissão simultânea de dados do usuário. Além disso, o MIM-MIMO (Multi-Input Multiple-Output) de múltiplos usuários é usado pelo Wi-Fi 6 para aumentar a largura de banda por AP e a capacidade de acesso em quatro vezes.

Como são Wi-Fi 6 e 5G diferentes: Wi-Fi 6 é uma tecnologia sem fio de curta distância e é mais adequado para cobertura interna. Devido à limitação de recursos e energia do espectro, o Wi-Fi 6 não funciona bem em cenários externos de longa distância, em que os sinais são propensos à interferência. A rede 5G é planejada e gerenciada uniformemente pelas autoridades nacionais com base em recursos licenciados do espectro. Para cobertura externa, a interferência de sinal é baixa e, portanto, a 5G é uma solução viável. Para a cobertura interna, no entanto, os sinais de alta frequência (24 GHz a 52 GHz) usados pelo 5G são extremamente propensos a atenuação e, consequentemente, é necessário um planejamento de rede complexo para a implantação de 5G. Wi-Fi tem uma vantagem óbvia sobre 5G quando se trata de implantação e manutenção para cobertura interna. Como tal, o 5G é usado principalmente em locais públicos, acesso a redes públicas, e infraestrutura de IoT pública de cidades inteligentes. Por outro lado, o Wi-Fi é usado principalmente para redes de empresas de campus autoconstruídas e acesso interno de alta densidade.

Wi-Fi 6 e 5G são complementares: Enquanto o 5G promete oferecer uma velocidade incomparável, não é sem fraquezas – ou seja, cobertura interna cara e baixa compatibilidade de terminal. Por outro lado, o Wi-Fi 6 é excelente em ambientes internos. Ele pode lidar até mesmo com os cenários mais exigentes que exigem alta largura de banda, grande capacidade e baixa latência, tornando-o ideal para aplicativos com muita largura de banda e sensíveis à latência, como VR, 4K e veículos guiados automaticamente (AGVs). Portanto, para empresas, o Wi-Fi 6 e 5G devem ser implantados juntos para criar uma rede ótima e econômica que possa lidar com uma ampla variedade de cenários. Para alguns casos especiais, como campos de petróleo, minas e AGVs, o 5G tem vantagens exclusivas, incluindo baixa latência e ampla cobertura.

Sem comentários ainda

Comentários fechados.